Recuperação de Senhas
Senha Única – como criar ou recuperar
Senha única USP (clique em “Esqueci minha senha”)
E-mail profissional USP (clique em “Esqueci minha senha”)
E-mail institucional USP
Rede sem fio EDUROAM (clique em “Esqueci minha senha”)
Rede sem fio USP
Acesso VPN USPnet (clique em “Esqueci minha senha”)
Sistema GLPI/SCINFOR-74
Sistema Spark (entre em contato com a Seção Técnica de Informática da FZEA)
Sistema SGPS/ATADM-74 (entre em contato com a Seção Técnica de Informática da FZEA)
Correio eletrônico
Correio Eletrônico USP
Em parceria com a Google, a USP oferece o serviço de correio eletrônico aos docentes, funcionários, alunos de pós-graduação, alunos de graduação e ex-alunos, além de endereços de e-mail institucionais. Os recursos incluem o uso dos serviços de e-mail com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital e armazenamento e compartilhamento de documentos. Para mais informações, acesse o USP Google Workspace.
Alteração e Recuperação da senha USP Google Workspace
Alteração de senha (após entrar no sistema, clique em “Alterar senha”)
Recuperação de senha (clique em “Esqueci minha senha”)
Solicitação de e-mail
E-mail @usp.br para pessoas vinculadas à USP
E-mail institucional @usp.br para unidades, departamentos, seções, laboratórios, cursos ou eventos
Tutoriais/FAQs (STI-SP)
Listas de correio eletrônico
Por meio do Serviço de listas de correio eletrônico da FZEA são enviadas mensagens para grupos específicos de endereços de e-mail, pré-configurados e gerenciados centralmente.
Cada lista é composta por um conjunto de endereços de e-mail, além de regras individuais que estabelecem seu funcionamento e como pode ser utilizada. Para mais informações, entrar em contato com a Seção Técnica de Informática.
Incubadora de Sites da USP
A Incubadora de Sites da Universidade de São Paulo surgiu da necessidade de disponibilizar às várias instâncias da USP, ferramentas de auto-gestão para criação e manutenção de websites informativos.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Divisão de Mídias Online da Superintendência de Comunicação Social – SCS e a Superintendência de Tecnologia da Informação – STI.
O serviço consiste no fornecimento de websites prontos (sem conteúdo) a todas as unidades de ensino e pesquisa, departamentos, laboratórios, órgãos centrais, museus, hospitais e grupos de pesquisa da Universidade.
O site é entregue programado em um dos modelos disponíveis de leiaute padrão, sem conteúdo, para que o próprio usuário gerencie os menus e publique informações.
Para saber mais, acesse: Incubadora de Sites da USP
Telefonia
Lista de ramais telefônicos – FZEA
LINK TABELA - PESSOAS
Solicitação de Manutenção do Serviço de Telefonia
Procedimento para Atendimento de Manutenção do Serviço de Telefonia na FZEA
Solicitação de manutenção, reparo ou mudança de local de ramal
1. O interessado formaliza o pedido junto ao Departamento, Assistência ou Seção, através da Secretaria ou Chefia imediata;
2. A Secretaria ou Chefia realiza a abertura de chamado técnico no sistema GLPI/SCINFOR-74 informando a natureza do problema ou solicitação para o ramal desejado.
Os serviços que não puderem ser executados internamente pela SCINFOR-74 serão devidamente encaminhados à PUSP-FC ou à STI por meio de chamado técnico, realizando o acompanhamento do atendimento.
Solicitação de novo ramal ou alteração de categoria de ramal
1. O interessado formaliza o pedido junto ao Departamento, Assistência ou Seção, através da Secretaria ou Chefia imediata;
2. A Secretaria ou Chefia realiza a abertura de chamado técnico no sistema GLPI/SCINFOR-74 justificando a necessidade;
3. A SCINFOR-74 encaminha a solicitação com justificativa para apreciação da Diretoria;
4. Após deferimento, a solicitação é encaminhada ao CeTI-SP.
Obs.: Novos ramais passarão por análise de disponibilidade técnica.
Solicitação de transferência ou permuta de ramais
1. O interessado formaliza o pedido junto ao Departamento, Assistência ou Seção, através da Secretaria ou Chefia imediata;
2. A Secretaria ou Chefia realiza a negociação entre as partes envolvidas;
3. Após fechado o acordo de permuta ou transferência, a Secretaria ou Chefia realiza a abertura de chamado técnico no sistema GLPI/SCINFOR-74 registrando as informações sobre a solicitação;
4. A SCINFOR-74 tomará as providências técnicas pertinentes.
interNuvem USP para pesquisadores
O interNuvem USP é um conjunto integrado de servidores, dispositivos de armazenamento e rede de dados que estão disponíveis para pesquisadores da USP por meio de interface Web.
A Portaria 460/2015* da Pró-Reitoria de Pesquisa estabelece as regras de utilização do sistema Nuvens Interconectadas USP.
O sistema prevê o fornecimento de recursos computacionais a docentes em duas modalidades: gratuita e com aporte de recursos financeiros. Em ambos os casos o docente recebe “créditos” para uso da nuvem equivalentes a recursos físicos de TI (máquinas virtuais, storage, etc) para uso em suas pesquisas.
Entre suas diversas vantagens estão a alta disponibilidade, segurança e uso cooperativo.
Circular PRP-STI 001/2015 – Regras de utilização da interNuvem USP para pesquisa
*Portaria PRP 460/2015 – Normas para utilização, em pesquisa, dos recursos interNuvem USP