Serviços de Informática na USP

Recuperação de Senhas

Senha Única – como criar ou recuperar


Senha única USP (clique em “Esqueci minha senha”)

 

E-mail profissional USP (clique em “Esqueci minha senha”)
E-mail institucional USP

 

Rede sem fio EDUROAM (clique em “Esqueci minha senha”)
Rede sem fio USP

 

Acesso VPN USPnet (clique em “Esqueci minha senha”)

 

Sistema GLPI/SCINFOR-74
Sistema Spark (entre em contato com a Seção Técnica de Informática da FZEA)
Sistema SGPS/ATADM-74 (entre em contato com a Seção Técnica de Informática da FZEA)

 

Correio eletrônico

Correio Eletrônico USP

 

Em parceria com a Google, a USP oferece o serviço de correio eletrônico aos docentes, funcionários, alunos de pós-graduação, alunos de graduação e ex-alunos, além de endereços de e-mail institucionais. Os recursos incluem o uso dos serviços de e-mail com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital e armazenamento e compartilhamento de documentos. Para mais informações, acesse o USP Google Workspace.

 

Alteração e Recuperação da senha USP Google Workspace




 

Solicitação de e-mail


E-mail @usp.br para pessoas vinculadas à USP


E-mail institucional @usp.br para unidades, departamentos, seções, laboratórios, cursos ou eventos

 

Tutoriais/FAQs (STI-SP)




Página de Acesso

Listas de correio eletrônico

Por meio do Serviço de listas de correio eletrônico da FZEA são enviadas mensagens para grupos específicos de endereços de e-mail, pré-configurados e gerenciados centralmente.


Cada lista é composta por um conjunto de endereços de e-mail, além de regras individuais que estabelecem seu funcionamento e como pode ser utilizada. Para mais informações, entrar em contato com a Seção Técnica de Informática.

 

Solicitacao_Lista_FZEA.pdf

Incubadora de Sites da USP

A Incubadora de Sites da Universidade de São Paulo surgiu da necessidade de disponibilizar às várias instâncias da USP, ferramentas de auto-gestão para criação e manutenção de websites informativos.


O projeto é resultado de uma parceria entre a Divisão de Mídias Online da Superintendência de Comunicação Social – SCS e a Superintendência de Tecnologia da Informação – STI.


O serviço consiste no fornecimento de websites prontos (sem conteúdo) a todas as unidades de ensino e pesquisa, departamentos, laboratórios, órgãos centrais, museus, hospitais e grupos de pesquisa da Universidade.


O site é entregue programado em um dos modelos disponíveis de leiaute padrão, sem conteúdo, para que o próprio usuário gerencie os menus e publique informações.


Para saber mais, acesse: Incubadora de Sites da USP

Telefonia


Lista de ramais telefônicos – FZEA 


 LINK TABELA - PESSOAS

Solicitação de Manutenção do Serviço de Telefonia

Procedimento para Atendimento de Manutenção do Serviço de Telefonia na FZEA

 

Solicitação de manutenção, reparo ou mudança de local de ramal


1. O interessado formaliza o pedido junto ao Departamento, Assistência ou Seção, através da Secretaria ou Chefia imediata;


2. A Secretaria ou Chefia realiza a abertura de chamado técnico no sistema GLPI/SCINFOR-74 informando a natureza do problema ou solicitação para o ramal desejado.


Os serviços que não puderem ser executados internamente pela SCINFOR-74 serão devidamente encaminhados à PUSP-FC ou à STI por meio de chamado técnico, realizando o acompanhamento do atendimento.


 

Solicitação de novo ramal ou alteração de categoria de ramal


1. O interessado formaliza o pedido junto ao Departamento, Assistência ou Seção, através da Secretaria ou Chefia imediata;


2. A Secretaria ou Chefia realiza a abertura de chamado técnico no sistema GLPI/SCINFOR-74 justificando a necessidade;


3. A SCINFOR-74 encaminha a solicitação com justificativa para apreciação da Diretoria;


4. Após deferimento, a solicitação é encaminhada ao CeTI-SP.


Obs.: Novos ramais passarão por análise de disponibilidade técnica.

 


Solicitação de transferência ou permuta de ramais


1. O interessado formaliza o pedido junto ao Departamento, Assistência ou Seção, através da Secretaria ou Chefia imediata;


2. A Secretaria ou Chefia realiza a negociação entre as partes envolvidas;


3. Após fechado o acordo de permuta ou transferência, a Secretaria ou Chefia realiza a abertura de chamado técnico no sistema GLPI/SCINFOR-74 registrando as informações sobre a solicitação;


4. A SCINFOR-74 tomará as providências técnicas pertinentes.

interNuvem USP para pesquisadores

O interNuvem USP é um conjunto integrado de servidores, dispositivos de armazenamento e rede de dados que estão disponíveis para pesquisadores da USP por meio de interface Web.


A Portaria 460/2015* da Pró-Reitoria de Pesquisa estabelece as regras de utilização do sistema Nuvens Interconectadas USP.


O sistema prevê o fornecimento de recursos computacionais a docentes em duas modalidades: gratuita e com aporte de recursos financeiros. Em ambos os casos o docente recebe “créditos” para uso da nuvem equivalentes a recursos físicos de TI (máquinas virtuais, storage, etc) para uso em suas pesquisas.


Entre suas diversas vantagens estão a alta disponibilidade, segurança e uso cooperativo.


Circular PRP-STI 001/2015 – Regras de utilização da interNuvem USP para pesquisa

circular_prp_sti_001_2015_regras_utilizacao_internuvem_usp_para_pesquisa.pdf

*Portaria PRP 460/2015 – Normas para utilização, em pesquisa, dos recursos interNuvem USP

portaria_prp_460_19nov2015_normas_utilizacao_internuvem_usp_para_pesquisa.pdf